O que é o sistema
O Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (SNIPER) é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Programa Justiça 4.0 que agiliza e facilita a investigação patrimonial para servidores, servidoras, magistrados e magistradas de todos os tribunais brasileiros integrados à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).
A ferramenta atua na solução de um dos principais gargalos processuais: a execução e o cumprimento de sentença, especialmente quando envolvem o pagamento de dívidas, devido à dificuldade de localizar bens e ativos.
Antes do SNIPER, a investigação patrimonial era um procedimento de alta complexidade que mobilizava uma equipe especializada no pedido e na análise de documentos e no acesso individualizado a bases de dados. Esse procedimento podia durar vários meses.
A partir do cruzamento de dados e informações de diferentes bases de dados, o SNIPER destaca os vínculos entre pessoas físicas e jurídicas de forma visual (no formato de grafos), permitindo identificar relações de interesse para processos judiciais de forma mais ágil e eficiente.
Principais Inovações
– Investigação patrimonial centralizada e unificada: acesso a diversas bases de dados abertas e fechadas.
– Acesso web: sem a necessidade de instalar plugins ou extensões ou de desenvolver APIs.
– Navegação intuitiva e visualização clara de informações: ferramenta no formato de grafo cruza e traduz visualmente as informações, permitindo identificar informações e ligações entre os atores de forma mais rápida e eficiente do que a mera análise documental.
– Capacidade de armazenar informações sobre milhões de registros.
– Busque o menor caminho: traz como resultado a correlação mais direta entre duas partes.
– Exportação de relatórios no formato.pdf: arquivos compatíveis para anexar a processos judiciais.
Instruções para Acesso ao Sistema SNIPER
O acesso ao sistema é de fácil acesso com um login único.
Todos os Magistrados do Tribunal de Justiça poderão acessar com o seu login único da Plataforma Digital do Poder Judiciário ou credenciais gov.br (nível prata ou ouro).
Para acessar o sistema, o usuário deve indicar seu CPF e senha pessoal, conforme cadastro no Sistema de Controle de Acesso (SCA) – CNJ Corporativo, ou através do certificado digital.
Atenção: Para a aprovação de cadastro de servidores no sistema SNIPER é necessária autorização expressa concedida pelo magistrado.
A autorização deverá ser formalizada por meio de um documento assinado pelo magistrado concedendo a aprovação do pedido de acesso ao referido sistema, devendo tal documento ser anexado ao CHAMADO DO SERVICE DESK.
A autorização de acesso ao SNIPER somente poderá ser concedida aos servidores do respectivo órgão, sendo vedada a disponibilização de acesso a estagiários, terceirizados ou a qualquer pessoa não investida legalmente em cargo público
Acesso
O acesso ao Sistema poderá ser realizado clicando aqui
Dúvidas e esclarecimentos
1. Dúvidas e eventuais esclarecimentos sobre o acesso, poderão ser dirimidos por meio do Service Desk, nos telefones 0800 071 8522 e (71) 3324-7400.
2. Problemas relacionados ao procedimento de reset de senha. Caso o e-mail não chegar à conta institucional, orienta-se o contato com o administrador regional lotado no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que irá realizar o reset de senha e atualização dos dados cadastrais do CNJ Corporativo. Neste caso, compete ao servidor da AEPII.
3. Dúvidas relacionadas ao Sistema também poderão ser solvidas através de abertura de chamado com a Central de Atendimento do DTI – Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça ou interação por meio dos contatos da SEATE – Equipe da Seção de Gestão de Atendimento ao usuário do CNJ.
Telefone: (61)2326-5353 | E-mail: sistemasnacionais@cnj.jus.br
4. Está disponível, ainda, o Manual da Plataforma e Apostila para todos os usuários.
5. A capacitação para utilização do sistema, está disponível na modalidade EAD.
Os profissionais do Poder Judiciário que desejam dominar o uso do Sistema de Investigação Patrimonial e Busca de Ativos (SNIPER) devem encaminhar via correio eletrônico ead@cnj.jus.br a solicitação de inscrição no curso.
A formação é oferecida na modalidade on-line autoinstrucional e não há pré-requisitos
Anexos relacionados
|
|